Fernanda Terra é baterista desde 1992 e já passou por várias bandas de metal, punk e hardcore no Brasil. Reconhecida no país e com experiência internacional, hoje toca na banda de de ska MAGARUDE. Leciona bateria na School of Rock Brasil.
Pioneira, baterista, educadora e ícone do underground brasileiro. Fernanda Terra é uma força feminina que pulsa no coração do rock nacional. Uma baterista que quebrou barreiras, trilhou um caminho de sucesso e hoje inspira milhares de pessoas com sua paixão pela música.
Nascida em São Paulo, Fernanda iniciou sua jornada na bateria em 1992 e, desde então, não parou mais. Com uma vasta experiência em diversos estilos musicais, ela se tornou uma referência na cena hardcore brasileira, destacando-se em 1998 com a banda Food 4 Life, e o icônico álbum “Enjoy”. Fernanda não se limitou ao hardcore. Sua versatilidade a levou a explorar outros gêneros. Como exemplo, tocou nas bandas: Nervosa Thrash Metal, Leprechaun, Folkrock e hoje em dia toca Ska com a Maga Rude, sua banda atual. Essa paixão por diferentes estilos musicais a transformou em uma musicista completa e respeitada no cenário nacional.
Além de sua atuação nos palcos, Fernanda é uma educadora apaixonada. Desde 2010, e desde 2018 ela compartilha seus conhecimentos na School of Rock Brasil, inspirando novos bateristas a trilharem seus próprios caminhos. Sua didática inovadora e sua paixão pela música a tornam uma
professora querida e admirada por seus alunos. Fernanda também é uma colaboradora ativa da revista norte-americana Tom Magazine, onde escreve exercícios de bateria. Seus workshops, ministrados são sempre muito concorridos e elogiados. Em 2016, Fernanda lançou seu próprio método de bateria, o “Strong Roll”, que rapidamente se tornou um sucesso. Em 2021, ela presenteou o público infantil com o método “Drum, Baby, Drum!”, mostrando sua vocação em também formar novos músicos desde a infância. A história de Fernanda Terra é uma inspiração para todos os amantes da música, especialmente para as mulheres que desejam seguir carreira na bateria. Sua trajetória de sucesso, sua paixão pela música e sua dedicação à educação a transformaram em um ícone do rock nacional.
Fernanda Terra: A batida do rock nacional tem nome e sobrenome.
Contato
Vanessa Truckl: (11) 98510-0794
Download Release Fernanda Terra 2025: Release
1992
Começou tocar na banda de cover do irmão, fazendo aula com o vizinho, Daniel Oliveira, na época que morava em Brasília. Quando voltou pra São Paulo em 1995, iniciou aulas com o Duda Neves (baterista do Tim Maia na época) e tocou em várias bandas undergrounds que não saíram do estúdio. Chegou a tocar na banda Blue Angel, Desert, onde fez seu primeiro show ao vivo. Logo tocou na banda Lutins, onde gravou a primeira demo. Transitando sempre por bandas de hardcore, metal e punk rock, passou a ser conhecida na cena underground nos anos 90, com o lançamento do álbum “Enjoy”, da banda Food4Life (hardcore). Fazendo muitos shows pelo Brasil
todo com o lançamento do clipe “Close your eyes”.
1998
Banda Food4Life e Baby Scream.
1999
Banda No Fashion. Conquistou o primeiro patrocínio da marca de roupas Vision. Tocou no programa ao vivo Turma da Cultura, na TV Cultura com a banda Baby Scream.
2000
Teste para a banda do programa “Altas Horas” da Rede Globo, chegou até a etapa final com Vera Figueiredo. Participação do esfile Morumbi Fashion tocando bateria.
2001
Tocou com o Food 4 Life no evento que originou o documentário “A um passo pro fim do mundo”. Nesse mesmo ano, Antonio Bivar fez uma citação no livro “O que é punk”.
2003
Fez uma turnê com a banda Dominatrix por toda Costa Oeste dos EUA. Banda Hellas.
2005
Banda Gutter Cats, ao lado do Chris Skepis, o brasileiro que tocou com a banda Inglesa Cock Sparrer. Banda Touching Lips. Banda Final Fight
2007
Primeiro patrocínio de Pratos da marca nacional Krest e dos óculos Jee Vice. Banda Lyrex
2008
Final Fight lançou um album “Quem de medo corre, de medo morre”. Patrocínio das baquetas Alba.
2009
Primeiro patrocínio de bateria, da marca nacional RMV. Participação com o DJ Americano Kevin Barnet na The Box.
2010
Primeira oficina de bateria – Lady Fest. Começou a lecionar aulas de bateria no Instituto Bateras Beat. Oficina de bateria no festival “Vulva La Vida” na Bahia. A marca de baquetas Alba lançou na Expomusic de 2010, seu primeiro modelo de baquetas signature. Fundou A Banda de metal Nervosa.
2011
Oficina de bateria no evento “Rock Feminino” em Rio Claro. Primeiro contrato internacional com a marca de pratos Paiste.
2012
Contrato com a gravadora Napalm Records da Áustria. A demo da banda Nervosa “2012” produzida de forma independente, movimentou a agenda da banda, que fechou o ano com mais de 50 shows pelo Brasil, logo depois, a Napalm lançou o EP “Time of Death”. Dividiram o palco com Exodus, Raven, Grave, Samael, Exumer e Artillery. E assim surgiu os patrocínios: bateria Sonor, peles
Aquarian, loja Batera Store, Estúdio Produssom e as marcas de roupa Contra Grife, Tapout e Adidas.
2013
Patrocínio da bateria eletrônica Yamaha DTX. Com essa conquista Fernanda passou a fazer
workshops e treinamentos com a bateria eletrônica. Participação com a Orquestra “Sphaera Rock Orquestra” Começou a escrever para reveista de bateria ameicana Tom Tom Magazine. Banda Leprechaun (FolkRock); Banda Extermina (Metal em português); Banda Detonator e as Musas do Metal (do humorista Bruno Sutter);
2014
Primeiro Girls Rock Camp Brasil (aulas de bateria e produção de banda). Banda Kombato. Participação do evento Americano “ Hit Like a girls” tocando Roots do Sepultura.
2015
Shows na Avenida Paulista, Pubs e Expomusic com a banda Leprechaun; Show com Detonator no Anime Friends, mais de 10mil pessoas no Campo de Marte em São Paulo. Extermina tocou no Girls Rock Camp. Oficinas para meninas bateristas na Casa das Rosas. Gravação do programa “Agora é Tarde” com Detonator. Workshop no Amapá.
2016
Lançamento do método de bateria intitulado Strong Roll. Exposição “Rock sobre tela” na Fnac do Shopping Morumbi. Detonator no Sana (Fortaleza).
2017
Shows com a banda Volkana.
2018
Aulas na School of Rock Brasil; Bateras 100% Brasil no Anhembi; Exposição de capacetes Vista Art Tattoo Week.
2019
Girls Rock Camp Brasil2019 (aulas de bateria e produção de banda); Banda Agrotóxico; Show no Psychocarnival de Curitiba com a banda Agrotóxico; Participação do aniversário da VooDoo tocando Motor Head; Batuka batera em Americana; Quebra de Record Bateras 100% Brasil no Parque Vila Lobos; Participação do concurso internacional Hit Like a Girl 2019 tocando Die on a Rope do Distillers; Banda Maga Rude (Ska); Show com o Agrotóxico no Rock Beer Fest em Agudos; Show no Gobierno no 3 em BH com Agrotóxico; Participação do Rock Beat Show com mil músicos tocando juntos em Santo André; Participação do “Los Muertos Walking Parade” com a banda Vir Go.
2020
Tocou caixa no bloco de carnaval Skaravana. Participação do carnaval de Osasco “Carnarock com a banda Vir Go.
2021
Clipe da Vir Go. Lançamento do método de bateria para crianças “Drum, baby, drum!!”; Clipe gravado na pandemia: Wipe Out - The Surfaris com André Abujamra, Tuco Marcondes e Claudio Tchernev. Realização de lives. Jam no prêmio MUS ao lado de grandes músicos da cena paulistana como Yohan Kisser, Mari Mim, Cyz Mendes, Rodrigo Luminati e Larissa Alves.
2022
Começou a tocar com a cantora Érika Martins. Gravação em homenagem a Elza Soares com “As Lobas”. Lançou uma aula on line sobre Skank Beat pela PROAC.
2023
Show da Maga Rude no Skarnaval 21 anos; Show da Maga Rude com a banda Alemã Church of
Confidence; Show gravação para radio Kiss Club especial Dia das Mulheres com a banda Maga Rude; Show no Sesc Santo André; Apresentação na Feira Conecta. Gravou com a Erika Martins e Fernanda Takai; Prêmio na categoria banda Revelação no prêmio Skataplá, com a banda Maga Rude.
2024
Ministrou várias oficinas de bateria no studio Red Star.
2025
Abriu o show do Roy Ellis no Carioca Club com a banda Maga Rude. Gravação de Vídeo Aulas para internet. Tocou no festival das cozinhas solidárias.